POPULARES AGRIDEM SÁVIO MÃOZINHA QUE É PRESO PELA PM APÓS ASSALTAR ESTUDANTE
Os frequentes assaltos ocorridos na cidade de Parnaíba, deixam a
população cada vez mais refém dos criminosos. E mais um caso deste
crescente número aconteceu nesta segunda-feira (17/02) por volta das
12h30min na Avenida São Sebastião, nas proximidades da Capela Santo
Expedito, no Bairro Reis Veloso.
De acordo com as testemunhas, dois indivíduos em uma bicicleta estavam
trafegando pela Avenida São Sebastião, quando ao passarem por uma parada
de ônibus avistaram uma estudante, que por sua vez teve o celular
roubado pelos dois homens.
Sávio de Souza da Silva, de 19 anos, conhecido popularmente como Sávio
Mãozinha, acompanhado de seu comparsa assaltaram a jovem, identificada
como Erika Paschol, de 19 anos. O companheiro de Mãozinha, identificado
como Buscapé, conseguiu evadir-se do local após a ação. Entretanto,
Sávio Mãozinha não obteve a mesma felicidade, tendo em vista que
populares conseguiram capturá-lo até a chegada da Polícia Militar.
Nesse intervalo de tempo, até a chegada da Polícia, os populares
inconformados com a ação criminosa do indivíduo resolveram fazer justiça
com as próprios mãos, agredindo Sávio.
A Polícia Militar esteve no local e realizou a prisão de Sávio Mãozinha,
levando em seguida o criminoso para a Central de Flagrantes de
Parnaíba, localizado no Bairro São Benedito, bem como a vítima do
assalto, que também foi levada pela PM para prestar depoimento.
Por Renato Carlos
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‘Vaquinha’ para condenados começa a trazer desgaste para o PT
Por trás do debate jurídico na troca de cartas entre o senador petista
Eduardo Suplicy e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes,
há um forte componente político. O pano de fundo é o desdobramento do
julgamento do mensalão.
Um grupo de ministros do STF não esconde mais a contrariedade com a
decisão do PT de fazer um embate público para questionar a tramitação da
ação penal 470. A estratégia da cúpula petista é clara: a de tentar
minimizar o desgaste da imagem do partido, principalmente em ano
eleitoral.
Foi dentro dessa estratégia, que os petistas decidiram fazer a
“vaquinha” para pagar as multas dos condenados no mensalão: José
Genoino, Delúbio Soares, José Dirceu e também João Paulo Cunha. Para
alguns ministros do Supremo, esse gesto funcionou como uma espécie de
contestação política do julgamento.
O que fica claro é que o senador Eduardo Suplicy funcionou como uma
espécie de instrumento pelo qual o ministro Gilmar Mendes quis mandar o
seu recado de que a pena para os condenados é impessoal e
intransferível.
Mas ao mesmo tempo, ao sugerir num primeiro momento que havia suspeitas
de lavagem de dinheiro nessas doações, o ministro da Suprema Corte
deixou o PT numa situação desconfortável. Tanto que o partido entrou com
uma interpelação judicial para que o ministro esclareça suas
manifestações.
Diante dessa queda de braço, uma coisa é certa: setores do PT já
reconhecem que esse debate sobre a origem milionária desses recursos
para pagar as multas dos condenados no mensalão trará um novo desgaste
ao partido em ano de eleição presidencial.
Fonte: Com informações do G1
Publicado Por: Manoel José
ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO E MOTO DEIXA IRMÃOS FERIDOS NO CENTRO DE PARNAÍBA
No início da tarde desta
segunda-feira (17/02) por volta das 12h50min uma colisão envolvendo uma
moto e um carro, na Rua Dr. José Bason no Centro de Parnaíba, em frente
ao Procon Municipal, deixou as duas pessoas que estavam na motocicleta
com algumas escoriações.
De acordo com as testemunhas do
acidente, a moto Honda Bros 150cc de cor vermelha com placa de
Parnaíba-PI estava trafegando pela Rua Dr. José Bason quando foi
surpreendida pelo carro Fiat Uno de cor branca também com placas de
Parnaíba-PI, que colidiu na motocicleta após sair sem atenção do local
aonde estava estacionado.
Dessa forma, a moto que vinha sendo
conduzida por um homem de nome Reinaldo, de 32 anos, e que trazia na
garupa Janaína, de 29 anos, veio ao chão. Os dois ocupantes da moto são
irmãos. Já a motorista do carro, que não teve o seu nome identificado,
estava muito nervosa, sendo acalmada em seguida por funcionários de um
laboratório.
Após a colisão, Reinaldo apresentava
algumas escoriações nos dedos do pé, tendo sua perna direita
imobilizada, pois o mesmo sentia dores nela. O condutor da moto
apresentava ainda dores na coluna. Já a garupeira também teve a sua
perna direita imobilizada, tendo em vista que foi o lado da batida do
carro, e a mesma sitia muitas dores.
Uma Unidade do Serviço de Atendimento
Móvel de Urgência – SAMU esteve no local realizando os procedimentos e
levando em seguida as duas vítimas para o Pronto Socorro do Hospital
Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA.
No momento em que era realizado o
socorro às vítimas do acidente, os envolvidos na colisão entraram em um
acordo no local, removendo os veículos da via pública.
Por Kairo Amaral e Gilson Brito
Diretor da Agespisa fala aos vereadores na Câmara da qualidade da água e investimentos da empresa
Os diretores da
Agespisa: engenheiros Antônio Florentino de Sousa Filho, representando o
Presidente José Augusto Nunes;Cirilo Albuquerque e Marco Aurélio, ambos
setor do controle de qualidade, compareceram à Câmara Municipal, na
noite da última sexta feira, atendendo requerimento do vereador Carlson
Pessoa, para darem explicações a respeito da qualidade da água que está
sendo oferecida aos consumidores parnaibanos, bem como as razões da
falta do produto, com certa frequência, em alguns bairros da cidade.
Antônio Florentino
assegurou que, apesar da turbidez, ou seja, da colocarão diferente, a
água que está chegando nas residências dos consumidores é de boa
qualidade, própria para o consumo, embora reconhecendo que, neste
período de inverno, existam alterações na qualidade do produto. Ele
falou também da crise financeira que passa a empresa.
"Parnaíba possui 4 ETAs-
Estações de Tratamento de Água, que chegaram ao seu limite.E neste
período de inverno ou se abastece a cidade com essa qualidade física
estranha, mas com qualidade química dentro dos padrões, para atender
100% da demanda, ou vamos ter que fazer o abastecimento de forma
irregular", disse o engenheiro Florentino Filho. Ele garantiu,
entretanto, que tudo está sendo resolvido e que não existe nenhum
problema de micro organismos com a água da Agespisa.
Com relação à falta
d`água ele alegou que o problema advém da falta de energia elétrica que
causa muitos prejuízos à empresa. E lembrou que a Agespisa tem alugado
geradores, em períodos de alta estação no litoral, para evitar as
constantes suspensões no abastecimento. E citou que a empresa já se
programa para adquirir um gerador próprio para acabar com o impasse.
O engenheiro anunciou
ainda que, provavelmente no dia 24 próximo, estará sendo inaugurado um
grande investimento que A Agespisa fez na cidade, com mais 3 unidades de
tratamento na ETA 4."Na hora que entrarmos em operação, como o novo
sistema, filtros novos, decantador, haverá aumento de qualidade e de
produção", disse.
Florentino Filho disse
também que a Agespisa já fez a licitação para substituir a rede antiga
de canos de cimento amianto.Diante disso, alguns vereadores demonstraram
preocupação diante do fato da Prefeitura estar anunciando 34 Kms de
asfaltamento na cidade, trabalho que ficará prejudicado com a
substituição de canos. O engenheiro defendeu que haja um acordo entre a
equipe técnica Prefeitura e da Agespisa, a fim de que nas ruas onde for
haver a substituição de canos o asfaltamento só seja feito
posteriormente.
Ao final, alguns vereadores fizeram outros questionamento ao Engenheiro, que a todos respondeu dentro do que lhe competia.
A sessão, que foi a
última do período ordinário relativo ao mês de fevereiro, também
discutiu e aprovou vários requerimento dos vereadores, bem como alguns
projetos de lei oriundos tanto do Executivo quanto do Legislativo.
A presidente Neta
Castelo Branco já anunciou, nesta segunda feira, uma convocação
extraordinária do Poder Executivo para a realização de suas sessões
extras (sem remuneração) na próxima quarta feira, às 18 horas, para a
aprovação de Projetos do interesse da coletividade.
Mototaxistas:Por que não regularizar os serviços em Parnaíba?!
Vereador Ricardo Véras
O vereador Ricardo Véras
(PTC) apresentou e a Câmara Municipal aprovou sexta feira (14)
requerimento solicitando, mais uma vez, que seja feita, o mais breve
possível, a regularização dos serviços de mototaxistas em Parnaíba, que
foram implantados em 1999, na gestão do ex-prefeito Moraes Sousa Filho.
Em sua justificativa Ricardo lembrou tratar-se de um assunto já bastante
discutido pelos demais vereadores, questionando ainda as razões da não
regularização, considerando que desde 2009 existe uma legislação federal
que o município não regulamenta. "Nosso requerimento é só mais um
reforço", justificou o vereador.
Os ex-vereadores Ewltman
Mendes e Fernando Gomes já aperfeiçoaram a legislação existente no
município, colocaram nova lei à apreciação e aprovação dos vereadores,
porém, o ex-prefeito José Hamilton vetou.Agora cabe ao prefeito
Florentino Neto tomar uma posição.
OPINIÃO:
A propósito do tema, um internauta nos manda o seguinte comentário:
Eduardo Silva (entrou usando Hotmail)
Bom
seria se os nobres vereadores tomassem providências também, quanto à
privatização de estacionamentos públicos pelos chamados "mototaxistas".
Ocorre que, essa classe sequer foi devidamente reconhecida, ou
regulamentada pela administração municipal, mas goza do privilégio de
ter estacionamentos privativos na nossa cidade, contrariando o Código
Nacional de Trânsito. Ora, se não foram reconhecidos e não há lei que os
regulamente, eles são motociclistas como os outros. Não tem porque ter
placa exclusiva de estacionamento para os mesmos, e muito menos
colocarem cones como o fazem ao lado do Banco do Brasil. Nada contra a
classe de trabalhadores que querem um dia serem profissionais na
atividade, mas enquanto isso não acontece, a Administração municipal tem
feito "vista grossa" para essa irregularidade, e os demais
motociclistas estão sendo penalizados por não terem onde estacionar,
visto que as vagas ali são destinadas a uma classe inexistente do ponto
de vista legal. Existem de fato, mas não de direito.
Fonte: CMP
O (des) engano do Porto de Luis Correia! (*)
Inicio por dizer que não estou aqui a
soltar a verdade. A minha verdade. Mas, é minha singela opinião sobre o Porto
de Luis Correia. Não existem verdades absolutas. Cada um enxerga o que quer
ver. De nada adianta tentar mostrar sua verdade a quem está convicto em
acreditar na mentira que lhe convém, no que lhe é suportável, sob o título de
verdade. Mais que perda de tempo, é perda de paz!
Buscando saber a verdade da história e
das estórias chega-se a algumas conclusões interessantes: o Porto foi e ainda
hoje é promessa de muitos governos estaduais que nunca foi concluído; a obra
está parada em Luís Correia; o Piauí é único estado litorâneo sem terminal; em
2008, foram gastos R$ 10 milhões só para recuperar a estrutura do cais; estruturas enferrujadas e outros
materiais continuam sendo destruídos pela ação do tempo; a obra já é alvo de investigação do Ministério
Público Federal e da Polícia Federal...
O projeto de construção do primeiro
terminal marítimo começou nos anos 1960, e as obras foram iniciadas em 1976.
Mas, após 37 anos, o Porto de Luís Correia
é apenas um cais abandonado, de estrutura deteriorada, onde repousam materiais
e maquinários enferrujados. Em meio a longas paralisações, falha no edital,
rescisões contratuais, falta de estudos de impacto ambiental, além de indícios
de superfaturamento e pagamentos indevidos, a iniciativa já custou mais de R$
390 milhões aos cofres públicos.
Os trabalhos ficaram interrompidos por
24 anos – de 1986 a 2008 e de 2011 até agora. Segundo o governo do Piauí, o de
Luis Correia está na lista de 14 portos marítimos com recursos garantidos pelo
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Já a Secretaria de Portos, da
Presidência da República, afirma que o projeto "está em vias de aprovação
no PAC". A obra continua sem prazo para conclusão.
Aqueles que justificam a obra declaram
que a ausência de um porto e a falta de investimentos em logística são considerados
os maiores gargalos para o agronegócio no Piauí. Por exemplo, a distância dos
Tabuleiros Litorâneos, localizados em Parnaíba (PI), para o Porto de Itaqui, no
Maranhão, é de aproximadamente 535 km. Boa parte da produção de frutas
orgânicas como acerola, caju, coco, melancia e goiaba é escoada pelo terminal.
Já a distância para o terminal de Pecém, no Ceará, passa de 450 km. Caso o
terminal marítimo do Piauí seja concluído, a distância até Luís Correia é
apenas de 18 km.
O estado, de 2009 a 2011, exportou cerca
de R$ 183 milhões pelo Porto de Itaqui, em São Luís (MA), e R$ 156 milhões pelo
Porto de Pecém (CE). Boa parte da soja produzida na região dos Cerrados teve de
ser enviada ao Maranhão. Justifica-se um Porto no Piauí? Quais os impactos
negativos para a nossa bela e pequena região costeira? Perdemos o momento para
o Ceará e o Maranhão?
Em 2008, passados 22 anos de suspensão
das obras, Wellington Dias, governador do estado na época, anunciou a retomada,
com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões só para recuperar as antigas
estruturas que foram prejudicadas pela ação do tempo.
Em visita ao Piauí, em 2009, o ministro
da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, disse que desde a década de 1970
cerca de R$ 390 milhões já haviam sido investidos no Porto e destinou outros R$
64 milhões para a conclusão da obra até dezembro de 2010. A ministra chefe da
Casa Civil, Dilma Rousseff, atual presidente da República, participou do
encontro.
Em maio de 2011, um novo problema
paralisou as obras. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) rescindiu o
contrato com o consórcio Staff de Construções e Dragagem Ltda/Paulo Brígido
Engenharia, responsável pela construção na época.
Sabe-se, através da imprensa estadual
que os assuntos relacionados ao Porto de Luís Correia estão entregues à
Procuradoria Geral da República e à Polícia Federal. Com os trabalhos paralisados
desde 2011, a obra foi alvo de inquérito na PF, a pedido do Ministério Público
Federal, para apurar indícios de irregularidades – entre eles, superfaturamento
na obra, pagamentos indevidos, falha no edital e falta de estudos de impacto
ambiental.
No dia 10 de maio do ano passado, o MPF ajuizou
ação de improbidade administrativa contra ex-secretários de estado, servidores
e representantes do consórcio Staff visando o ressarcimento de cerca de R$ 12
milhões aos cofres da União em razão dos prejuízos causados ao patrimônio
público por irregularidades praticadas nas duas etapas da construção do porto.
A meu juízo, ainda bem que o Porto não
foi concluído! Se há problema como aqui demonstrado, muitos imbróglios se
revelariam caso tivesse sido construído. A campanha eleitoral de 2014 está à
nossa porta e alguns candidatos já começaram a mesma promessa, nem sequer têm o
cuidado de renovar o discurso. São os
enganos e desenganos de quem engana e se engana!
(*) Fernando Gomes, sociólogo, cidadão,
eleitor e contribuinte parnaibano.
Atendimento de PSF no Bairro Nossa Senhora de Fátima não agrada e obras de USB andam em ‘câmera lenta’

O
bairro Nossa Senhora de Fátima é não um caso à parte, a UBS da
localidade também enfrenta problemas. A reclamação de algumas pessoas se
dá pelo constrangimento de ter que acordar na madrugada para tentar
agendar consultas ou pela falta de simples serviços como ausência e
aplicação de injeção.


Na
sede da Unidade Básica de Saúde 38 o vigia não deixou que se entrasse
com maquinas fotográficas ou gravadores, mas como o prédio é público
pudemos visitar as instalações e percebemos que a limpeza não é o forte
do local, mesmo com o empenho e o bom trabalho demonstrado por alguns
profissionais da unidade básica de saúde.

Fonte: Portal do Delta
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