Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Deputado Júlio César oferece jantar á prefeitos com presença de Bernildo e Bruno Pieca
No jantar o assunto principal foram convênios e projetos para os municípios.

Alguns dos prefeitos presentes
Após o 2º dia do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em Brasília, o deputado federal Júlio César Lima (PSD), aproveitou e promoveu um jantar ontem, (29), onde reuniu vários prefeitos e prefeitas de diferentes regiões do Piauí, vice-prefeitos e lideranças políticas regionais. No jantar o assunto principal foram convênios e projetos para os municípios.

Durante a reunião, o deputado falou sobre os projetos para reverter o quadro de atraso que marca muitos municípios piauienses. “Aproveitamos o fato dos prefeitos estarem aqui no Encontro Nacional promovido pelo governo federal e fizemos este momento de confraternização e também de discussão sobre o projeto que nos une de mudar o Piauí”, disse o deputado municipalista.

Na ocasião, estavam presentes, o deputado Júlio César, prefeito de Buriti dos Lopes Bernildo e seu vice-prefeito Bruno, presidente da APPM Arinaldo Leal que vem a ser prefeito de Vila Nova do Piauí e os prefeitos Aarão Mendes (Beneditinos), Edilson Capote (Barras), Eudes Agripino (Fronteiras), Manuel Pacheco (Caraúbas do Piauí), Eli Moura (Simplício Mendes), Neta Santos (Angical), Ana Célia (Cocal de Telha) e Raimundo Nunes (São Pedro do Piauí).

Bernildo Val com os prefeitos Aarão Mendes (Beneditinos) e Edilson Capote (Barras)

Bernildo com o presidente da APPM Arinaldo Leal (Vila Nova do Piauí)

Bernildo com o deputado Júlio César e o prefeito de Caraúbas Manuel Pacheco

Vice-prefeito de Buriti dos Lopes, Bruno Pieca e o deputado Júlio César

Em conversa Bernildo, Júlio César e Dr. Hermann Diniz
Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

DIRETO DE BRASÍLIA - V

Na Capital Federal, Bernildo e Bruno participam de palestras sobre educação, saúde e planejamento
Os ministros Aloísio Mercadante, Alexandre Padilha e Miriam Belchior, proferiram as palestra durante o 2º dia do Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília.

O prefeito do município de Buriti dos Lopes, Bernildo Val (PR) e o vice-prefeito Bruno Pieca (PSB) participaram durante a terça-feira (29) de três grandes seminários, eventos integrantes do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que está em andamento em Brasília desde a segunda-feira (28). Eles aproveitaram o dia para pegar informações relacionadas a convênios em vários estandes do Governo Federal.

O primeiro seminário do qual o prefeito e vice estiveram presente foi proferido pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e que lotou as dependências do auditório principal do Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Mercadante ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. “Formar melhor os jovens e crianças significa melhores perspectivas de emprego e renda, nas melhores vagas, com os melhores salários”, disse.

Logo após, o vice-prefeito Bruno Pieca, participou de uma palestra proferida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com o tema “Políticas de Saúde”.  O ministro anunciou que, a partir do mês que vem, os municípios poderão aderir ao Programa de Modernização do Atendimento. A inscrição, feita pela internet, possibilita o aumento do valor de custeio das unidades básicas de saúde, de acordo com o desempenho das equipes. “Teremos mais recursos para quem tem bom desempenho”, explicou Padilha.


Durante a tarde, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) foi tema da palestra apresentada pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A importância de investimentos no PAC, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) e as novas seleções do programa foram alguns dos temas abordados pela ministra, e ouvidos atentamente por Bernildo e Bruno.

De acordo com o prefeito de Buriti dos Lopes, a troca de experiências entre os prefeitos de todo o país é fundamental para uma boa visão da gestão pública. O prefeito aproveita a oportunidade de está presente no Encontro para conversar com prefeitos de todos os cantos do Brasil, conhecer suas experiências vitoriosas e deficiências.








Por: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)

RECONHECIMENTO

Geólogo enviado pelo Governo Federal monitora áreas de risco em Buriti dos Lopes
O especialista faz parte da força-tarefa enviada pelo Governo Federal aos Estados atingidos pela chuva e enchentes.

Funcionários do CPRM
Um geólogo do Serviço Geológico do Brasil da CPRM (Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais) realizou nesta terça-feira (29), em Buriti dos Lopes, nas regiões de Coroa de São Remígio, Passagem das Canoas, Vale do Iracema, Barra do Longá, Ponte do Jandira e Várzea do Simão, zona rural buritiense, o monitoramento de todas as áreas de risco no município.

O especialista faz parte da força-tarefa enviada pelo Governo Federal aos Estados atingidos pela chuva e enchentes. O Portal Boca do Povo acompanhou de perto o trabalho. Vários profissionais estão fazendo o levantamento das áreas críticas em pelo menos 800 municípios brasileiros considerados em estado alerta.

De acordo com o geólogo Ivan Bispo, que esteve na Prefeitura Municipal buscando auxílio, sua meta era analisar todas as áreas de risco. “Nós estamos fazendo o reconhecimento de áreas de risco próximas a hospitais, escolas, creches, além de construções perto de morros, córregos e rios”.

O trabalho realizado no município de Buriti dos Lopes foi feitos com auxílio de GPS (Sistema de Posicionamento Global) e os dados disponibilizados em mapa com a descrição de cada área de risco identificada pelo geólogo. Os dados serão enviados à Defesa Civil Estadual e à Prefeitura.

O alto do morro em Coroa de São Remígio é registrado várias áreas de risco
“O mapeamento das áreas de risco do país hoje é uma realidade e todos os dados e informações estão sendo repassados aos Ministérios da Integração Nacional, Cidades e Minas e Energia. O trabalho da CPRM está sendo usado fortemente pela sociedade e pelos órgãos gestores na área de riscos naturais. Esse é um trabalho que enobrece a CPRM”, destacou o geólogo.

A CPRM está inserida nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais lançado em 2012 pela presidenta Dilma Rousseff. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos – prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.
O geólogo pega o depoimento de uma dona de casa no povoado Coroa de São Remígio


Residência atingida pelas enchente dos últimos anos

Passagem das Canoas, residência às margem do rio

Povoado Barra do Longá sendo mapeado pelo geólogo

O geólogo fotografa residências em Barra do Longá

Barra do Longá


Nenhum comentário:

Postar um comentário